Dartagnan Pinto Guedes

Facebook Logo Linkedin Logo Twitter Logo Youtube Logo
Physis L14
Sistema de Avaliação Física e Prescrição de Exercício Físico

A avaliação de atributos relacionados à prática de exercício físico tem sido preocupação constante dos profissionais da área. E esse receio se justifica, considerando que avaliar indicadores que apresentam relação direta ou indireta com a realização de esforço físico constitui tarefa cuja importância é comparável à complexidade, à diversidade e à dificuldade que lhes são inerentes. Os profissionais da área, no desempenho de suas funções, precisam tomar inúmeras decisões sobre prescrição e orientação da prática de exercício físico; contudo, decidir o que e como avaliar exige conhecimentos e habilidades específicos cada vez mais complexos.

Os protocolos, os procedimentos e os recursos utilizados para avaliação e prescrição de exercício físico relacionado à saúde vêm se modificando extraordinariamente sob influência do desenvolvimento científico e tecnológico observado nesse campo, que, por sua vez, é muitas vezes determinado por diferentes tendências acadêmicas e profissionais.

O sistema computadorizado Physis L14 foi desenvolvido com o objetivo de atender duas necessidades principais: reunir protocolos e procedimentos disponíveis na literatura especializada voltados à avaliação de atributos morfo-funcionais de interesse para o campo do exercício físico; e disponibilizar rotinas de prescrição de exercício físico que possam servir de embasamento necessário para tomada de decisão em sua orientação. O seu conteúdo está estruturado em 11 rotinas de avaliação morfo-funcional e 3 rotinas de prescrição de exercício físico, cada uma abordando atributo específico de interesse para o profissional da área.

Dartagnan Pinto Guedes



Clique aqui para ir para o site do sistema: L14.com.br